domingo, 1 de março de 2009

TRISTEZA

Hoje estou triste,
Sim triste!
Não é fácil, para quem esconde os sentimentos que “sente” em si mesmo, assumir que está triste.
Posso dizer-me, com raiva, desiludida, sem vontade, irritada, tensa, etc. Mas triste, não é fácil. Normalmente esse sentimento só o transmito a mim mesma.
Não é que não esteja nunca… Mas não gosto de dizer ao mundo que o estou… Defesa? Pode ser. Abrigo? Talvez, Amparo? De cetreza.
Mas hoje, estou triste.!
Triste é sentir que nos falta qualquer coisa cá dentro não sei bem onde, mas onde se sente um vazio preenchido com um todo.
Todo, que se resume a um grumo denso, escuro e sem vontade de desenrolar…
Triste é sentir que quebraste alguma coisa que querias conservar, e que erradamente tentaste mudar de um lugar para outro, periclitantemente.
Triste é sentir que o amanhã já não será igual…
Triste é saber que “deitaste fora uma carta”, naquele jogo que nunca jogas, e que pela primeira vez que jogaste, desperdiçaste...
Há motivo para a tristeza?
Sim claro…
Há princípios que se advogam teoricamente e que o deixam de ser se não levados à prática.
Quando se praticam têm os seus prós e também o seu reverso.
O que se pensa deve ser dito. Será? Orientação de princípios? Sim
Consequências… Sim. Também orientação de princípios!
Assunção? Sim. Assunção, mesmo que fiques triste!
Triste por princípios? Sim. mas com aquela mancha preenchida.
Não se deve ocultar o que a alguns diz respeito.
As consequências confortam-me, por uma questão de princípios.
Peço desculpa pela tristeza que sinto!
----------------------------------------------------------------
"Folha Caída"

1 comentário:

Jotas disse...

A Alegria é sem dúvida a maior defesa da tristeza.
Por vezes não é fáil explicar a tristeza, ou saber a razão da sua origem, estos tristes, porque... estamos, ora essa. Num entanto junto de outros, estamos a rir, a brincar, enfim a fingir que estamos lá, é de facto uma defesa.